Eu sou a ressurreição e a vida... João 11:25

16/04/2013 10:14

Eu sou a ressurreição e a vida, aquele que crê em mim, ainda que esteja  morto viverá" João 11:25

Um mundo desabando, sendo desmontado em todos os seus termos. Noemi estava como que sem chão para pisar, sem ar para respirar. Para todos os lados que olhava a morte acenava, Moabe não lhe retribuiu a fé, nem a esperança, a terra sequer dava frutos e ainda lhe roubara todas as sementes. Noemi não conseguia enxergar o futuro, não havia sonhos. Estava tudo consumado, era voltar para Belém e amargar a solidão dos dias, esperando sua própria morte: "Não me chamem de Noemi (agradável) me chamem de Mara (amarga) porque O Senhor Deus tem lidado amargamente comigo. Cheia parti e o Senhor me trouxe para casa vazia" Rt 1:20-21
 
A palavra esperança  é traduzida como “tiqvah”: Expectativa, algo desejado e previsto ansiosamente, vem do verbo ”gavah”: “olhar esperançosamente” numa direção particular. Em seu significado original, essa esperança, citada tantas vezes na Bíblia tinha o sentido de “esticar como uma corda, cordão”. Raabe foi instruída pelos espias, a amarrar um “tiqvah” na sua janela como uma corda de resgate. A tiqvah, simbolizava Cristo Jesus, o sangue do Cordeiro espargido sobre a porta dos israelitas quando do Êxodo no Egito.
 
Jesus ressuscita a esperança, a fé, os relacionamentos, a família, tudo que precise ser ressuscitado para se cumprir uma Promessa e tornar uma vida feliz. Noemi acreditava em Deus, era uma mulher honrada e temente. O socorro viria, Jesus  traria a existência os antigos sonhos de ter uma família abençoada e realizada. Os planos de Deus para Noemi, tem começo em sua nora Ruth e se concretizam através de um homem chamado Boaz. Ruth amava Noemi e não a abandonou, seguiram juntas até Belém:"Não te deixarei, teu povo é o meu povo, teu Deus o meu Deus" Rt 1:16. Boaz era descendente de Elimeleque (ex-marido de Noemi) e segundo a lei judaica, apto para restaurar o nome dos mortos e sua herança.

Não por acaso, nem por sorte, mas por providência Divina, Rute vai colher espigas nos campos de Boaz. Os dois se aproximam, se amam e se casam. Do relacionamento nasce um neto para Noemi, um herdeiro da família real de Davi, o menino se chamava Obede (avô de Davi), ancestral de Jesus Cristo. Deus não apenas realizou o desejo do coração de Noemi, mas o fez da melhor forma, de forma excelente e agora sua felicidade era visível à todos, seu testemunho marcaria gerações. Noemi, não apenas estava completa, mas transbordante! "Beleza em vez de cinza, oléo de gozo por tristeza, veste de louvor em vez de espírito angustiado"Is 61:3. Eis os frutos da fé, do relacionamento entre Deus e os homens. Deus quer que sejamos felizes.
 

www.atendanarocha.com